sexta-feira, 2 de maio de 2008

TARUMÃ - Alagamento de calçadas prejudica pedestres que estão a caminho da Unibrasil

José Rodrigues Silva Neto

Em dias de chuva, a ciclovia utilizada por pedestres na Konrad Adenauer fica alagada em vários pontos. Os pedestres são os maiores prejudicados com o problema. Poças de água fazem os pedestres alterarem seu caminho pelo barro, pelo mato, ou até mesmo disputarem espaço com os veículos, situação que pode provocar acidentes. Outros problemas como calçadas estreitas são detectados pelos pedestres e pessoas que circulam freqüentemente pelo local.

A estudante de Ciências Contábeis da UniBrasil, Cláudia Rodrigues, afirma que a região inteira está esquecida pelas autoridades. “Além da falta de calçadas, a iluminação e a segurança são muito precárias”. Questionada sobre o que fazer para melhorar a situação, Cláudia foi enfática. “Tem que ser construída uma canaleta para a água fluir melhor, além do alargamento das calçadas”.

Segundo o jornalista, advogado e professor universitário, Luiz Alberto Pena, “a prefeitura deveria providenciar melhorias”. Indagado sobre que aspectos melhorar, Pena foi incisivo. “Falta primeiramente uma calçada ampla e elevada e iluminação pública”. Em relação à demora no início das melhorias, Pena ironizou. “É preciso acontecer algum tipo de acidente para acordar as autoridades”.

O estudante da Escola Estadual Maria Balbina, Maurício Lemos, afirma que em dias de chuva, é “muito difícil chegar até a escola devido às poças de água que se formam nas calçadas da rua, a gente tem que procurar lugares não alagados”.

A prefeitura, por meio de sua assessoria, afirmou que a situação será analisada em breve. “Se houver problemas, certamente os responsáveis vão criar projetos para as melhorias no local”.
Segundo dados do meteorologista Samuel Braun, do Simepar, no mês de abril o índice de chuvas ficou dentro do esperado, variou entre 75 a 100 milímetros. A previsão pluviométrica para o mês de maio é de aproximadamente 90 milímetros.

Nenhum comentário: