terça-feira, 27 de maio de 2008

BAIRRO ALTO - Salões de beleza ganham destaque

Dayane Oliveira

O Bairro Alto é considerado pelos moradores uma ótima região para o comércio e, se resolvermos dar um passeio pelo bairro, logo encontramos mercados, mercearias, restaurantes, farmácias entre outros estabelecimentos. Mas a grande curiosidade do bairro é a quantidade de salões de beleza espalhados pela redondeza. Existem diversos tipos de salões de beleza, mas a sua grande maioria fica concentrado na Rua José de Oliveira, bem próximo ao terminal do Bairro Alto.
Como em todo comércio, os salões de beleza têm muita história para ser contada sobre os cabeleireiros, a clientela e a sua concorrência entre os vários salões. O Célia Cabeleireiros é um dos salões de beleza mais simples, e nem por isso deixa de ser charmoso. Célia dos Santos Melo já é cabeleireira há cinco anos e há dois conseguiu realizar um sonho que era abrir um salão de beleza no bairro. Ela relata que no começo foi difícil por causa da concorrência, mas aos poucos as coisas melhoraram e hoje chega a receber 15 clientes por dia.
O salão Laid Marriee tem o nome diferente, com muito estilo e segundo Marisa Castro, a proprietária, o nome de um estabelecimento precisa ser a primeira coisa a chamar atenção no cliente. E o local é mesmo muito exuberante com várias revistas de moda e de cabelos expostas aos clientes eu um lugar com espaço suficiente para 15 pessoas bem acomodadas. Ao mesmo tempo em que Marisa atende aos clientes que chegam ao local, não se intimida e conta um pouco da sua história. Marisa atende em média 20 pessoas por dia e diz que apesar da concorrência vizinha o faturamento do salão é ótimo. “Faz 15 anos que trabalho como cabeleireira, amo a minha profissão e o que mais gosto de fazer é criar sempre e me aperfeiçoar cada vez mais para atender com qualidade os meus clientes. Já tive salões de beleza em São José dos Pinhais e em Santa Felicidade, mas foi aqui no Bairro Alto que consegui fazer sucesso com os moradores“, diz ela.
O Macherrie Cabeleireiros é um local também igualmente simpático onde os clientes ficam muito à vontade e realmente a cada cinco e dez minutos entrava alguém que solicitava algum serviço. Vlaudiane Ribeiro da Silva trabalha como cabeleireira no estabelecimento há um ano e diz que os dias de mais movimento é na sexta-feira e ao sábado. Vlaudiane desde pequena já pensava em ser cabeleireira. “Quando eu tinha uns nove anos adorava fazer penteados diferentes nas minhas bonecas e foi daí que surgiu a vontade de um dia trabalhar em um salão de beleza, então cresci fiz cursos e agora estou aqui e me sinto realizada".
Os cortes mais preferidos pelos clientes, no caso das mulheres, que são a maioria, são os da atriz Aline Morais, onde a franjinha ganha destaque em um corte chanel. Mariana Cardoso optou pelo corte, e já freqüentou todos os salões da rua e disse que todos são ótimos tanto no atendimento quanto na qualidade. O interessante desses salões é que a concorrência entre eles não atrapalha a amizade entre os funcionários de um salão e outro, pois acreditam que todos ali têm o seu lugar ao sol e o lucro merecido. Os salões em média chegam a faturar entre 500 a 850 reais por semana e isso depende de semana para semana, pois há dias em que faturam apenas 200 reais por semana, mas isso não desanima os proprietários e os estabelecimentos continuam a enfeitar a rua dos salões de beleza.

Nenhum comentário: