sexta-feira, 2 de maio de 2008

PINHAIS - Hospital transforma salas equipadas em depósitos e deixa de atender população

Luana Carvalho

Enquanto diversas salas equipadas ficam inutilizadas ou transformadas em depósito, no Hospital Nossa Senhora da Luz em Pinhais, a população recebe apenas atendimento de emergência. Caso um morador necessite de exames ou atendimento específico é encaminhado para o hospital do Maracanã em Colombo ou para Curitiba. A estrutura montada pela World Family Organization tinha como objetivo suprir as necessidades de saúde da população de Pinhais, a intenção era que o hospital funcionasse até como maternidade, mas não é o que acontece.

Segundo uma funcionária do hospital, Giselle Mara Dums, o movimento atual é grande e as pessoas são atendidas de acordo com as condições de funcionamento do local. Caso não seja possível atender adequadamente o paciente as diversas ambulâncias que estão no pátio são utilizadas para transportar os pacientes que precisam de um atendimento especializado para outras cidades da região. “O pronto atendimento disponibiliza as ambulâncias, é necessário apenas ligar e reservar. Muitos pacientes são levados a Curitiba para fazer tratamentos de fisioterapia, quimioterapia, entre outros”, explica Giselle.

Muitas vezes os pacientes são diagnosticados de forma errada, ou são atendidos com má vontade, já que as atendentes dizem não possuir vaga e encaminham para um posto de bairro do município. “Já pensei em pendurar faixas, nós devemos protestar”, disse o morador de Pinhais Adílson da Silva Cruz, que estava no posto de saúde e não conseguiu vaga para ser atendido.

O hospital possui uma boa estrutura e está largado, além de não utilizarmos toda essa estrutura, temos que conviver com a sujeira, afinal nem a limpeza do hospital é feita corretamente”, completa. “O meu cunhado estava passando muito mal e não queriam atendê-lo, minha irmã teve de invadir a sala da médica para que ele fosse atendido. E ela (a médica) dizia que meu cunhado estava drogado, quando na verdade estava tendo um derrame”, disse Juliana Regina Nascimento, que esperava para ser atendida.

Existe a possibilidade do Hospital Nossa Senhora da Luz de Pinhais voltar a funcionar com todo o seu potencial, mas não há data definida para o início dos trabalhos. Segundo Carla Gulka, do Departamento de Marketing e Comunicação da Prefeitura de Pinhais, o que falta é uma proposta que viabilize a operacionalização. “Há que se considerar ainda que um Hospital Geral no município inviabiliza o investimento, desenvolvimento e manutenção de outras áreas da saúde pública, como a atenção básica, estratégia saúde da família, credenciamento de especialidades médicas e exames, ampliação da relação de medicamentos padronizados na farmácia municipal, etc”, alega.

Nenhum comentário: