sexta-feira, 23 de maio de 2008

MARIA ANTONIETA - Unidade de saúde no bairro facilita atendimento médico dos moradores

Luana Carvalho

Os moradores do bairro Maria Antonieta e da região que antes precisavam deslocar-se até o posto de saúde da Vila Tarumã para buscar atendimento médico mais próximo, agora contam com uma unidade de saúde no bairro. Inaugurada em março a unidade facilita a vida dos moradores da região. O posto, que funciona diariamente das 8h às 12h e das 13h às 17h, possui cinco médicos (dois clínicos-geral, um obstetra, um ginecologista e um pediatra), além da equipe de enfermagem. Segundo a assessoria de imprensa do município, em média 400 pessoas são atendidas diariamente.

Para reforçar o atendimento e a realização de consultas odontológicas no município, que eram realizadas apenas no posto da Vila Tebas, a Unidade de Saúde do bairro Maria Antonieta possui uma clínica odontológica com seis dentistas, três atendem pela manhã e três no período da tarde. “As filas diminuíram, e mais gente têm a oportunidade de consultar um dentista”, comenta a moradora do Jardim Claudia, Edimara Rodrigues.

Além das especialidades médicas e odontológicas, os moradores da região têm acesso a 158 tipos de medicamentos, disponibilizados pela farmácia da unidade de saúde. Para atender a população, foi criado um sistema todo informatizado, onde é possível ter o controle das solicitações dos medicamentos. Segundo a atendente da farmácia Priscila Angel para ter direito aos remédios é necessário ser morador de Pinhais, possuir receita médica e o cartão SUS. “Quem toma remédio de uso periódico precisa se cadastrar na Unidade de Saúde do bairro Vila Tarumã, mas pode buscar os remédios todo mês na unidade do Maria Antonieta”, explica Priscila.

A Unidade de Saúde também possui um local reservado para o atendimento ao idoso. No local funciona o projeto de ginástica terapêutica, uma técnica que reúne 24 exercícios que buscam minimizar as dores musculares. Além disso, familiares e pessoas próximas de idosos doentes foram selecionados para participar do Curso para Cuidador de Idosos, que ensina os familiares cuidados básicos, primeiros passos da enfermagem e psicologia. “Nós selecionamos familiares de seis idosos acamados no bairro para realizar uma oficina”, diz Paulo Rodrigues da Silva, coordenador do curso. “O objetivo é que o projeto se estenda e possa atender mais famílias”, completa Silva. Para os moradores da comunidade o curso aproximará os familiares dos idosos. “Com o curso as outras pessoas vão entender um pouco mais sobre as limitações da terceira idade”, comenta Ilma Martins, 62 anos, moradora do bairro Vila Tarumã.

Nenhum comentário: