sábado, 24 de maio de 2008

HISTÓRIA - Pesquisa busca os jornais de Curitiba

A turma do sexto período de jornalismo, da disciplina de Jornalismo Regional, está debruçada em uma pesquisa, coordenada por mim, que pretende resgatar uma parte da história de Curitiba: relacionar, cronologicamente, todos os jornais que a cidade já teve. Mas o trabalho não se resume apenas em relacioná-los. Vai muito, muito mais além. Quer saber um pouco da história dos principais periódicos de cada época, desde 1854, quando começou a circular o Dezenove de Dezembro, considerado o primeiro jornal do estado.

Para isso os alunos estão atrás de uma série de informações, que irão se transformar em um livro. O trabalho de campo começou no início deste ano letivo e diversos expoentes do jornalismo curitibano foram ouvidos. Uma das pessoas que mais têm colaborado com a pesquisa é a jornalista Rosy de Sá Cardoso, que no passado também escreveu um livro sobre os jornais de Curitiba e que não tem medido esforços para ajudar a turma.

Recentemente ela esteve na Unibrasil para uma conversa com os alunos-pesquisadores e contar um pouco da sua trajetória profissional. Jornalista da Gazeta do Povo, dona Rosy tem feito muito pela pesquisa e as pistas mais importantes deste trabalho partiram de suas mãos. Agora o trabalho começa a tomar corpo, mas muito ainda precisa ser feito.

Na foto, em sentido horário, os alunos que integram a pesquisa são Walmir Carradore, Chandra Pimentel, Maria Elisa Telles, José (deu um tempo na pesquisa!), Nataly Ribas, Elaine de Souza, Lucimery Suilhard e Graciele Zepson. Não aparecem na foto, mas também colaboram em muito com a pesquisa os alunos Angélica Alves, Débora Pereira, Gecielle de Souza e Oswaldo Eustáquio Filho. Ao centro nossa convidada, dona Rosy.

Até a próxima descoberta.

Nenhum comentário: