sexta-feira, 23 de maio de 2008

TARUMÃ - Estudantes invadem diariamente a estação tubo localizada próxima ao Detran

Douglas Luz

A lotação de passageiros no tubo do Detran, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, tem causado situações desconfortáveis para os que freqüentam diariamente o local. Devido ao número de passageiros que circulam todos os dias, ocorrem tumultos que geram invasões por parte de algumas pessoas. Policiais têm feito ronda todos os dias para conter os invasores.

Das 11h50 às 12h20 é o “horário de pico” das invasões, segundo o cobrador Erick Cordeiro Guth. “É complicado manter a ordem nesse horário porque o número de pessoas que chegam a invadir o tubo é de 60. Esses dias a polícia militar apareceu aqui e tirou uns dez”, diz. Durante os outros horários do dia o fluxo de pessoas no tubo é menor, raras situações em que ocorrem novas invasões.

A estudante Hellen Caroline Gonçalves de Carvalho diz que se sente até meio desprotegida quando ocorrem as invasões. Para ela a presença regular de uma viatura da polícia seria essencial. “Eu tenho que pegar o ônibus aqui todo dia. As invasões no tubo são praticamente rotina e se a polícia passasse regularmente por aqui eu me sentiria muito mais protegida”. De acordo com Erick, nunca houve feridos. “Sempre tem ‘empurra-empurra’, mas nunca saiu ninguém daqui com ferimento grave”.

De acordo com a assessora da Urbs, Marise Heleine, não é apenas o tubo do Detran que passa por essa situação. As invasões também foram verificadas nos terminais e estações do Portão, Capão da Imbuia e estação Morretes. Foi solicitado apoio à Guarda Municipal, mas pelo número de seu contingente, uma viatura por eixo, se reveza em vários pontos. “Um ofício foi mandado para a direção do Colégio Paulo Leminski (próximo ao tubo do Detran) a fim de solicitar esforços junto aos professores, para orientarem seus alunos de que as invasões consistem em falta de urbanidade e de respeito do cidadão curitibano”, disse Marise.

A Urbs assinou, recentemente, um termo de ajuste de conduta junto ao Ministério Público do Trabalho pelo qual os fiscais do transporte coletivo não podem restringir ou tirar pessoas que invadam ônibus, terminais ou estações-tubo, pelo risco que podem correr. Estas informações foram repassadas pelo gestor da área de Fiscalização do Transporte Coletivo, Edson Luiz Berleze.
A prefeitura de Curitiba garante para estudantes curitibanos benefícios e incentivos nas áreas de transporte. Para os que possuem baixa renda e dependem de transporte público, o benefício é a concessão do passe escolar. Um total de 23.251 estudantes com baixa renda familiar tem direito à compra de créditos de transporte pela metade do preço. A média de viagens feita por estudantes que pagam apenas metade da tarifa de ônibus é de 600 mil por mês.

Nenhum comentário: