sexta-feira, 30 de maio de 2008

TARUMÃ - Capacidade de armazenar veículos no pátio do Detran está praticamente esgotada

Adriano Valenga Carneiro
Foto Vanussa Popovicz

O Detran em Curitiba possui dois pátios com espaço para abrigar cerca de 3 mil veículos, porém a capacidade de ambos está praticamente esgotada. A estrutura externa da área do pátio foi reformada em 2007, recebeu muros mais altos e uma nova portaria de segurança, que permite melhor controle e maior segurança dos veículos apreendidos. Porém a obra realizada não aumentou a área para armazenagem de veículos.

Segundo Amilton Antonio de Oliveira, coordenador geral do Setor de Segurança do Detran no Paraná, uma nova obra terá início em breve e irá aumentar a capacidade da área. “Parte do terreno que não está sendo utilizado será terraplanado, receberá cascalho e drenagem, e aumentará a capacidade para abrigar carros, motos e outros veículos impedidos de trafegar pelas ruas de Curitiba.” Parte da área hoje utilizada – o segundo pátio – é alugada. A expectativa é de que após esta segunda reforma o órgão possa desocupar a área terceirizada e ocupar somente o terreno que é de propriedade do estado.

A grande maioria dos carros e motos apreendidos é fruto de infrações de trânsito. Para retirar os veículos, os proprietários devem apresentar recibo de quitação das infrações, além de pagar R$ 13,23 por dia de permanência e R$ 39,68 para a remoção do pátio. O prazo máximo para que um veículo fique no pátio é de 90 dias. “Após 10 dias, os proprietários são notificados da apreensão e tem até 80 dias para regularizar a situação. Caso contrário os veículos vão a leilão, mediante edital na internet e jornais de Curitiba”, diz Oliveira.

O pátio do Detran está localizado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, números 3050 e 3057, em frente à sede administrativa do órgão. O site do Detran-PR é http://www.detran.pr.gov.br/ e o telefone para informações é 0800-6437373.

Nenhum comentário: