sexta-feira, 2 de maio de 2008

CAJURU - Moradores desconhecem Parque Linear

Lucas Rufino de Oliveira

Fundado em 2004 e com aproximadamente 104.000 m2 o Parque Linear do Cajuru é uma opção de entretenimento e lazer para os moradores da região. Nesta área a população pode usufruir de quadras de esportes, ciclovia, pistas de skate e playground. Mas basta uma rápida conversa para descobrir que muitos que moram no local não sabem da existência do parque.
Um exemplo disso são alguns moradores da Rua Teófilo Otoni, como Sérgio Godk, 30 anos, citada como um dos locais de localização do parque no site da prefeitura de Curitiba. Ao se chegar à rua, além de não se encontrar o parque, a maioria dos moradores também não sabe informar e outros dizem nem saber que existe um parque no bairro. Na rua há somente um córrego que deságua no Rio Atuba. Vale lembrar que o parque foi criado justamente para preservar a margem do rio, pois quase 200 famílias invadiram a área e foram remanejadas com a construção do parque.
Já muitos que conhecem o local dizem preferir visitar outros parques. O abandono é visível. A grama há muito tempo não é aparada, muitos postes de iluminação estão com lâmpadas quebradas e cavalos pastam livremente. Falta também segurança, pois em nenhum momento percebe-se a presença de guardas municipais.

A prefeitura diz saber sobre a situação do local e que na próxima semana começará uma restauração do parque. Serão trocadas as lâmpadas, cortada a grama e demais obras necessárias. Já a Guarda Municipal responsável pela segurança dos parques de Curitiba não se manifestou sobre o assunto.

Nenhum comentário: