sexta-feira, 23 de maio de 2008

CAPÃO DA IMBUIA - A banda do chapéu velho agita no refeitório da escola municipal Eva da Silva

Thiago Luiz
Os alunos da Escola Municipal Eva da Silva, situada no bairro Capão da Imbuia, tiveram uma aula diferente na noite do dia 14 de maio. As habituais salas de aula foram substituídas pelo refeitório da escola e os professores pela banda de blues Old Hat Blues Band. Trata-se de um projeto da Fundação Cultural de Curitiba, nomeado Música em Pauta 2008, que tem como proposta a familiarização do público com diferentes formas de cultura.

Na noite foi apresentado aos alunos e convidados o projeto A Trajetória do Blues, um apanhado histórico do estilo e percorreu os maiores clássicos dos mais importantes nomes e das mais variadas vertentes bluseiras.

Os músicos que integram a Old Hat Blues Band se conheceram na faculdade de música T arte, onde Auro Moura (violão, guitarra, voz) e Luiz Bourscheidt (bateria e voz) terminam o mestrado em música, e Fernando Schubert (contrabaixo e voz) a graduação.

O concerto didático, definição dos músicos para este tipo de apresentação, parte das raízes do blues que nasceu devido aos sofrimentos vivenciados pelos escravos norte-americanos, em plantações de algodão. Em dezesseis músicas, histórias singularíssimas, como o pacto com diabo feito por Robert Johnson em uma encruzilhada para aprender a tocar violão, divertiram a platéia durante uma hora e quinze minutos.

O refeitório da escola não foi suficiente para as 130 pessoas presentes, crianças de 6 anos e senhores de 63 assistiram toda a apresentação. Não que fossem fãs incondicionais de Muddy Waters, mas muitos temiam que após o término do show os professores decidissem fazer a temida chamada.

Os gostos musicais do público variavam bastante. Noberto Jesus Ferreira, que cursa a metade do ensino médio, afirma gostar mesmo é de música sertaneja. Já Amarildo Rosa Felis, do quarto ano noturno gosta de funk. “Nossa escola sempre abre espaço para atividades culturais, esta apresentação é como uma aula de artes”, disse a diretora da escola Gisele Barone Faria.

Ao término do show, os músicos tiveram direito a fãs pedindo autógrafos e fotos para guardar de lembrança.

Nenhum comentário: