sexta-feira, 2 de maio de 2008

BAIRRO ALTO - Escolas já têm acesso à internet

Dayane Oliveira
O sonho de se ter internet gratuita e de rápido acesso nas escolas públicas dos bairros de Curitiba já está aos poucos se tornando realidade. Cerca de 70% das escolas de toda a capital já disponibilizam a internet e aulas de informática para os alunos.
Desde 2002 o governo federal implantou o projeto de levar as escolas públicas aulas de informática e acesso à internet. Atualmente a maioria dessas escolas oferece aos alunos a tecnologia e a digitalização, tornando isso um grande avanço para a educação dos alunos e sua preparação para o mundo virtual.
Com base nesses dados foi feita uma pesquisa em duas escolas públicas do Bairro Alto, com a intenção de verificar se realmente a internet está disponível para os alunos. Uma das duas escolas que participou da pesquisa foi o Colégio Estadual Cecília Meireles, que possui aulas de informática e internet grátis para os alunos desde 2003. Segundo Tânia Machado, secretária do colégio, "desde a implantação dos computadores e da internet os alunos melhoraram no aprendizado", diz ela.
A outra escola verificada foi a Escola Municipal Araucária, que possui aulas de informática duas vezes por semana e acesso à internet diariamente, segundo o Professor de Informática Luis Carlos Bueno. Além da internet nas escolas a população do bairro conta com os Faróis do Saber da região que oferecem acesso gratuito à internet.
A previsão do governo é que até o final de 2010 seja concluído o projeto que levará internet rápida para as escolas. Essa foi uma parceria feita com as operadoras telefônicas Oi e Brasil Telecom que assumiram a responsabilidade de instalar uma infra-estrutura de banda larga em todo o país e levar internet em alta velocidade a 55 mil escolas públicas urbanas.

Um comentário:

JULIANA disse...

Faz tempo que as escolas "já" têm acesso à web. Farol do saber é mais que um cyber, eles possuem um bom, mas ainda pobre acervo de livros. Que por sinal um deles eu ultilizo para as aulas de redação do Professor Hélio.:()
Faltou comunicar que eles sobrevivem da doação de livros.
Salve vidas , Doe livros!
9144-4437.Juliana