sexta-feira, 23 de maio de 2008

PINHAIS - Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann oferta atividades para moradores

Daiane Strapasson

O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, localizado no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, trouxe várias atividades culturais para os moradores. Segundo a diretora Kátia Regina Lainetti Boeng, são disponibilizados vários cursos e oficinas apenas para os moradores e todos gratuitos. “O nosso objetivo principal é promover aos moradores da comunidade uma profissão e uma boa colocação no mercado de trabalho, sem cobrar nada”, afirma.

O espaço é distribuído em um anfiteatro, salão de exposições, videoteca, sala de informática, gibiteca, além de uma biblioteca com 22 mil livros à disposição para usuários. De acordo com o estudante Gabriel Arantes, 16 anos, o Centro Cultural possibilita os alunos terem outras atividades depois de ir para o Colégio. “Eu posso vir pra cá depois da aula fazer meus trabalhos, depois eu vou pra aula de informática e quando sobra um tempinho eu vou pra gibiteca”, conta. Os cursos abrangem várias idades, e vão desde pinturas em telas, dança de salão, violão, dança moderna, fotografia entre outras. As novidades desse ano, a pedido da população, são os cursos de confecção de sabonetes, biscuit, decoupage e o ballet moderno.

O Centro Cultural também promove festival de teatro, que ocorre desde novembro de 2006, na região. O Festival de Teatro de Pinhais (Fetepi) conta com diversos grupos teatrais para todos os gostos e idades, sendo dividido em duas categorias: estudantil e amador. Segundo a diretora do Centro Cultural, as peças são apresentadas uma vez por ano, no mês de novembro com duração de 10 dias. “As pessoas não precisam pagar nada para assistir aos espetáculos”, conclui Kátia.

Outra novidade é o 1.º concurso Pinhais de Fotografia – Imagens da Cidade. O concurso é dividido em duas categorias: Amadora e Profissional e com os seguintes temas: Pinhais em seus aspectos, paisagem, arquitetura, folclore, esportes, cultura, fauna, flora, recreação, lazer, personalidades, edificações, praças, e o cotidiano da cidade de Pinhais. De acordo com o Edson Ostriski coordenador do curso e fotógrafo há 14 anos, o concurso já terminou e foi muito satisfatório. “Tivemos muitas fotos legais que atingiu os objetos do concurso”, conta.

Para o fotógrafo o curso de fotografia do Centro Cultural também teve bastante repercussão. “Estamos fechando a primeira turma no final do mês de junho, apesar da turma ter reduzido, por causa das aulas teóricas a experiência foi muito boa”, relata. Segundo o Edson as pessoas que procuraram o curso esperavam que as aulas fossem 100% práticas, mas quando souberam que teria que freqüentar aulas teóricas pra depois partirem para pratica os alunos foram desistindo. A segunda turma do curso de fotografia está prevista para o começo do mês de agosto.

Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural, localizado à Rua 22 de Abril, 305, Estância Pinhais, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Nenhum comentário: