sexta-feira, 23 de maio de 2008

PINHAIS - Campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis mobiliza moradores

Danyelle Faria Fortunato

A prefeitura de Pinhais mobilizou o município para a campanha de vacinação contra DST e Aids em pessoas acima de 60 anos. Para isso elas deverão se deslocar aos postos de saúde.

Unidades de saúde de todo o município estão envolvidos na campanha, inclusive o Supermercado Carrefour, Shopping Metropolitano e Pinhais e escolas da região, que divulgam a campanha e dão assistência a quem precisa, como aplicação de vacinas e explicações sobre como tudo acontece caso não haja a vacinação.

A secretaria da Saúde de Pinhais tomou a iniciativa, após o sucesso da campanha contra gripe. Engajada nisto, o movimento tem tudo para obter resultados tais como o da campanha anterior. "Está sendo importantíssimo para o município e para todos nós esta campanha, pois sem ela as pessoas não teriam a oportunidade de fazer os exames que são necessários para a prevenção", diz Madalena dos Santos Batista, filha de idosa que aguardava na fila de espera para ser vacinada.
Estatísticas do Ministério da Saúde indicaram índices elevados da contaminação do Vírus HIV em pessoas nessa faixa etária. O programa que a prefeitura de Pinhais criou tem a intenção de alertar e prevenir, distribuindo kits com preservativo e um guia informativo. "Ao contrário do que a maioria pensa, doenças sexualmente transmissíveis são comuns entre idosos, pois a partir de uma certa idade eles deixam de se proteger, acreditando que não têm mais riscos de contaminação", conta a atendente da Unidade de Saúde Jardim Amélia Ana Zilda Borges.

Nenhum comentário: