sexta-feira, 30 de maio de 2008

PINHAIS - Sensação de segurança diminui com abandono de módulos policiais da região

Luana Caroline Friedrich de Carvalho

No município de Pinhais dois módulos, o da Avenida Jacob Macanham e o da Avenida Irai, no centro da cidade, encontram-se abandonados. O abandono de dois módulos policiais no município de Pinhais indica que o policiamento móvel aumentou a sensação de insegurança dos moradores, que sentem a falta de quando os módulos eram ocupados por policiais.

A vendedora da farmácia em frente ao módulo policial da Avenida Irai, Veranice Maria dos Santos Lins, afirma que os índices de violência na região aumentaram depois que o módulo foi abandonado. “As lojas próximas ao local têm sofrido diversos assaltos”. O módulo da Avenida Jacob deveria tranqüilizar a população, já que a região, segundo relato dos moradores, é bastante violenta. “O módulo já foi até apedrejado, está à mercê de bandidos e usuários de drogas”, comenta Rubia Cristina, que mora na região.

A sugestão dos moradores é de que o prédio seja reformado e usado pela Guarda Municipal, para que a segurança da região, que possui vários estabelecimentos comerciais, possa ser reforçada. “Enquanto os policiais estavam nos módulos nos sentíamos mais seguros, a ação dos bandidos não era tão escancarada”, diz Maria de Lurdes Batista, que mora nas proximidades do posto policial há 14 anos.

Segundo a Polícia Militar, essas unidades estão desativadas há algum tempo, devido à aquisição de novos veículos para fazer a ronda com automóveis. “As unidades estão desativadas, mas as viaturas continuam patrulhando a região”, informa o policial militar Rogério Alvez.

Nenhum comentário: